Os hormônios coordenam diferentes processos metabólicos no organismo durante nosso desenvolvimento e amadurecimento. O acompanhamento dos seus níveis é imprescindível para a investigação de diversas alterações metabólicas.
O Hormônio do Crescimento, por exemplo, produzido pela hipófise, é importante para o crescimento e amadurecimento até o fechamento das cartilagens dos ossos. É importante que ele seja avaliado quando observada uma variação no crescimento da criança e do adolescente com relação aos demais da sua idade.
Durante a fase adulta, costuma ocorrer a manifestação de distúrbios relacionados à liberação de hormônios pela Tireoide, principalmente em mulheres. Torna-se relevante o acompanhamento dos níveis de TSH (hormônio estimulador da tireoide), T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), para verificar o funcionamento desse órgão. Uma liberação irregular destes hormônios pode afetar o peso, a memória, a fertilidade, o humor, os ciclos menstruais e outros processos.
Com o amadurecimento, há a redução da produção de alguns hormônios, como é o caso da progesterona e do estrogênio, dando início ao período conhecido como menopausa. As dosagens de cálcio, vitamina D e hormônio paratireoidiano (PTH) tornam-se muito importantes nesta fase da vida da mulher, para detecção da Osteoporose, doença que afeta muitas nessa fase.
Fluxo Diagnosticos | CNPJ 07.384.701/0001-10
Rua Newton Prado, 72 – Vasco da Gama – Rio de Janeiro/RJ – CEP: 20930 – 445
Copyright © 2023 Fluxo Diagnosticos | Todos os direitos reservados.